BREVE HISTÓRIA DO SABONETE

O uso do sabão remonta ao ano 2500 a.C. pelos Fenícios, mas foram os Árabes e os Turcos os primeiros a reconhecer o valor do sabão como um produto de higiene. Mas só apenas em 1879 é que passou a ser fabricado o sabão perfumado e colorido, ao qual se chamou sabonete.
A principal matéria-prima do sabonete artesanal é a glicerina, à qual se podem adicionar substâncias cosméticas tais como aromas, corantes, óleos, manteigas, cremes e até mesmo ervas e especiarias. A adição de substâncias conservantes e de lauril para aumentar a espuma desvirtua de certa forma o sabonete artesanal. Devido à ausência de substâncias químicas, o sabonete artesanal é sensível à luz e ao calor, devendo ser guardado em local fresco e sombrio.

1.03.2010


CONJUNTO "SAVANA"
2 Sabonetes de 100g cada, um de baunilha e outro de aveia. Embalados em caixa plástica transparente numa base de palha e com fita de ráfia para um "look" rústico.

4 comentários:

  1. Que trabalho maravilhoso!!!
    O aspecto e a qualidade sao bem semelhantes as das lojas L'occitane e The Body Shop!!! Sao lojas que têm os seus produtos sem quimicos e além disso estao em simultaneo a proteger o ambiente. Por isso que me tornei uma clente assidua deles :)
    (Nao sei se conhece esats lojas?)
    Quem sabe um dia nao terei o prazer de ser sua cliente??? :)
    Muitos PARABENS d. Paula, estou radiante com o seu trabalho.

    Muitos beijinhos, e continuaçao de bom trabalho

    Sónia Margarida

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Sónia, é sempre um incentivo. Estou a utilizar o Blog como sendo um catálogo e esta mostra é apenas uma pequenina parte. Que bom que usas os produtos do Occitane (pouco conheço) e do Body Shop (conheço bem) pois os sabonetes de compra estão CHEIOS de produtos químicos. Quem sabe não crio uma linha?!... Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Aqui deixo o site da L'occitane que conhece pouco vai gostar de certeza http://www.loccitane.com/29/1/2270/34000/A-True-Story.htm

    Ja agora deixo tambem a da Body Shop http://www.thebodyshop-usa.com/

    Tambem gosto muito do boticario http://internet.boticario.com.br/portal/site/internacional/

    Sao dicas que lhe podem ajudar na concretizaçao dos seu trabalhos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, assim posso ir dar uma espreitadela. Do Body Shop costumo receber a newsletter da África do Sul porque tenho um cartão que me dá direito a desconto nos produtos e no meu aniversário tenho uma oferta. Aí também há o cartão "I Love my Body"? Sou fã dos produtos deles há muitos anos, mesmo antes de me meter neste meu relativamente recente passatempo. Beijinhos e fica bem.

    ResponderEliminar